top of page
  • Rapha-el Treinamentos

REIKI - Perguntas e Respostas

O que é energia Reiki?

A energia Reiki é uma energia sutil. É diferente do que é a eletricidade ou a energia química ou outros tipos de energia física. O Reiki surgiu em 1922, sob o nome de Usui Reiki Ryoho - Método de Tratamento pela Energia Universal fundado por Mikao Usui.




De onde vem à energia Reiki?

A energia Reiki vem do Poder Superior, de uma dimensão maior do que o mundo físico que estamos familiarizados. Vem de uma Fonte de energia de alta vibração que também chamamos de Deus.

Quando visto por clarividentes, descrevem a energia Reiki vindo de cima para baixo, entrando no topo da cabeça dos praticantes e que fluir através do corpo e sai para fora pelas mãos.

Alguns casos são descritos que a energia flui também pelos olhos, pela boca através da palavra e também pelo coração, e que a diferença de como esta energia sai para fora do corpo depende da intensão.

O mais importante de tudo é saber que a verdadeira fonte de energia Reiki é dentro de nós mesmos. Isso não quer dizer que usamos a nossa energia pessoal quando fazemos Reiki, mas que a energia é proveniente de uma parte de nós mesmos, da nossa partícula de Deus, nossa centelha divina, transcendental que está conectado a uma fonte infinita de energia de cura. (conexão feita através de uma iniciação com um Mestre Reiki).

O Reiki é uma religião?

A energia Reiki é de natureza espiritual, mas não é uma religião. Não é solicitado aos praticantes de Reiki a alterar as crenças religiosas ou espirituais que possam ter. Eles são livres para continuar a acreditar em qualquer coisa que eles escolhem e são incentivados a tomar suas próprias decisões sobre a natureza de suas práticas religiosas.

Reiki e Passes Espiritas são a mesma coisa?

Se pensarmos que estamos num campo eletromagnético que tudo é energia e que cada um de nós vibra numa energia - que nossos pensamentos/intenção que transformam a energia magnética para que a energia tenha a fluidez desejada, e que este campo magnético não é o todo e sim uma parte dele - só isso já se diferencia da energia que é a fonte de tudo. Todos somos uma partícula da Fonte, mas emaranhados na energia bipolar deste planeta. Além dele tem uma energia a qual podemos nos conectar - o que chamados de Fonte que é Deus - nossa partícula se religa ao todo - Deus. Aqueles que estão novamente religados a Fonte pela iniciação, não influenciam na energia que é passada para o outro. Por isso que as pessoas que se tratam com Reiki não ficam dependentes do Reiki - diferente dos passes que as pessoas ficam a vida inteira recebendo os passes. Reiki é uma energia que desperta para o esclarecimento Divino. Passes não.

Como é um tratamento de Reiki?

Numa sessão padrão de aplicação da energia Reiki o tratamento flui dos praticantes pelas mãos para o cliente. O cliente é geralmente deitado em uma mesa de massagem, mas os tratamentos também podem ser dadas enquanto o cliente está sentado ou mesmo em pé. O cliente permanece totalmente vestido. O terapeuta Reiki coloca suas mãos sobre ou perto do corpo do cliente em uma série de posições das mãos. Estes incluem posições em torno da cabeça e ombros, o estômago e os pés. Outras posições mais específicas podem ser utilizadas com base nas necessidades dos clientes. Cada posição é mantida por três a 10 minutos dependendo da quantidade de Reiki que o cliente precisa em cada posição. Todo o tratamento geralmente dura entre 45 e 90 minutos.

O que uma pessoa sente quando recebe um tratamento de Reiki?

Durante um tratamento de Reiki varia um pouco de pessoa para pessoa, no entanto, os sentimentos são de profundo relaxamento - geralmente sentida por todos. Além disso, muitos sentem um uma energia brilhante e maravilhosa que flui e fica em sua volta durante o tratamento. Como a energia Reiki incentiva/proporciona a pessoa a deixar ir toda a tensão, ansiedade, medo ou outros sentimentos negativos, um estado de paz e bem-estar é a maior experiência. Algumas pessoas caem no sono e até relatam ter flutuado fora de seus corpos ou ter visões e outras experiências místicas. No final do tratamento, muitas pessoas dizem ter sintonizado com uma perspectiva mais positiva, equilibrada.

O que pode ser tratada com Reiki?

Hoje existem muitos estudos, pesquisas publicadas em várias partes do mundo sobre o Reiki, comprovando sobre os efeitos positivos sobre todas as formas de doenças e condições negativas. Isso inclui coisas menores, como dores de cabeça ou dores de estômago, picadas de abelha, resfriados, gripe, tensão e ansiedade, bem como doenças graves, como doenças cardíacas, câncer, leucemia, etc. Existem trabalhos que comprovam também a ação do Reiki sobre os efeitos colaterais dos tratamentos médicos regulares que também foram reduzidos ou eliminados. Isto inclui os efeitos negativos da quimioterapia, dor pós-operatória e depressão, bem como melhorar a taxa de cura e reduzir o tempo necessário para ficar no hospital. Reiki sempre ajuda e, em alguns casos, as pessoas têm experimentado curas completas que foram confirmados por exames médicos antes e depois dos tratamentos de Reiki. Algumas pessoas falam ter experimentado milagres, mas isso não temos como comprovar. As maiores experiências são mesmo na redução do estresse com melhora nas condições física e psicológica.

OBS: A Energia Reiki trabalha em harmonia com todas das outras formas de tratamento e cura, todavia nenhum tratamento médico ou psicológico deve ser suspenso ou substituído pelo Reiki. Ele atua como um recurso terapêutico integrativo e complementar.

Quem pode aprender a fazer Reiki?

O Reiki é um método de tratamento pela Energia Universal e o ensino é informal, com caráter prático e teórico, visando a melhoria multidimensional humana. É muito simples de aprender e não é dependente de ter qualquer experiência anterior com a cura, meditação ou qualquer outro tipo de treinamento.