top of page
  • Foto do escritorRapha-el Treinamentos

O que são essências florais?


Se você é como eu, encanta-se por flores e sente seus efeitos por simplesmente estar próxima, sentindo seu cheiro, apreciando sua beleza, ... Elas fazem a gente se sentir incrível, sem falar que um lindo buquê pode transformar qualquer ambiente. Então, provavelmente não é novidade para você que o uso de essências florais transforma a vida das pessoas não é mesmo. Hoje a Terapia Floral está enraizada em todo o mundo e isso se deve, em parte, ao campo emergente da medicina vibracional.

Todas as flores possuem propriedades terapêuticas, elas têm uma sabedoria inata que amorosamente compartilham conosco. Cada flor tem sua própria mensagem.

Geralmente, quando nos sentimos particularmente atraídos por uma determinada flor, é porque, em um nível emocional profundo, ela está fornecendo algo de que precisamos em nossa vida. Quando permitimos que a essência das flores nos auxilie, nossas vidas se tornem mais bonitas e saudáveis. E, esta não é uma informação nova.

Embora conhecidas suas propriedades e usada desde tempos bastante remotos, mais recentemente, na década de 1930, na Inglaterra, Edward Bach desenvolveu 38 remédios florais. Cada remédio é a essência de uma flor selvagem diferente e visa um estado emocional específico.


O que são essências florais?

As essências florais, ou remédios florais, são infusões feitas da parte florida de uma planta. O processo de imersão ao sol, ou fervura da flor na água, captura a frequência da energia da flor. Portanto, ao contrário dos óleos essenciais ou remédios à base de ervas, que contêm substâncias físicas extraídas das plantas, não há nenhuma parte física da flor na essência floral, apenas sua vibração curativa. E cada flor tem uma qualidade curativa diferente.

As essências florais oferecem uma maneira maravilhosa de curar e crescer porque atuam como catalisadores de mudanças em um nível emocional profundo. As mudanças positivas que podem ocorrer com o uso das essências florais incluem sentir-se mais confiante e criativo, experimentar mais alegria, ser mais tolerante, forjar relacionamentos melhores, ter mais clareza e foco e até mesmo cultivar uma conexão mais profunda com o seu Eu Superior.

Quando você usa uma essência floral, você está se conectando em um nível espiritual de natureza elevada. Portanto, não se surpreenda se começar a ganhar clareza sobre o propósito de sua vida ao usar as essências florais.


Como funcionam as essências florais?

Diferentemente dos medicamentos, que suprimem os sintomas, as essências florais funcionam pelo princípio da ressonância no corpo sutil, onde o desequilíbrio começa. Em outras palavras, a ação das essências florais é energética, não bioquímica. Todas as plantas têm um padrão de energia vibracional único, e a flor é o auge dessa energia. Às vezes, as essências florais funcionam imediatamente; outras vezes, você pode sentir os efeitos se desdobrando ao longo de dias ou semanas, camada por camada.

Embora as essências florais não tratem de doenças físicas específicas, como alergias ou câncer, elas atuam em um nível energético para lidar com as emoções subjacentes, liberar padrões indesejados e atrair boas energias.

Quando você usa essências florais, qualquer coisa que não corresponda à vibração de uma essência escolhida simplesmente desaparece. Por exemplo, se você está sentindo medo e ansiedade e usa uma essência floral com uma vibração calmante ou alegre, sua consciência desse sentimento calmo e alegre aumenta e o sentimento de medo (que é uma vibração mais baixa) se dissipa.


As essências florais são seguras?

As essências florais são muito seguras e podem ser usadas por qualquer pessoa, até mesmo crianças e animais. As essências complementam todas as modalidades de cura. As verdadeiras essências florais não têm princípio ativo, fragrância, corante, sabor ou conservantes, portanto, não há nada nelas que você possa reagir negativamente ou que possa interferir nos medicamentos ou ervas que você está tomando. Todas as essências florais puras são de natureza neutra e de efeito sutil. Se por acaso você escolher uma essência que não é apropriada, ela simplesmente não terá efeito. Portanto, não há risco de escolher o errado.

É importante considerar que as essências florais podem trazer emoções ocultas à superfície. Portanto, eventualmente, você pode se sentir desconfortável antes de se sentir melhor. Mas, isso não significa que as essências não estejam funcionando. Na verdade, o oposto é verdadeiro. Essas emoções estão surgindo para serem liberadas e isso significa que você está se permitindo curar em um nível profundo.


Como você pode usar essências florais para curar

Existem muitas maneiras de usar as essências florais, tanto interna quanto externamente. A maneira mais comum de tomar uma essência floral é colocar algumas gotas embaixo da língua várias vezes ao dia. Você também pode adicionar várias gotas à água pura e beber ao longo do dia.

Além da forma tradicionalmente conhecida, tem algumas outras maneiras de usar as essências florais:

· Aplicando nos pontos de acupuntura ou chakras.

· Colocando várias gotas em seu banho.

· Uso como um spray ou névoa. (Isso é ótimo para crianças pequenas e até mesmo para ambientes)

· Passando em pequenos cortes e arranhões

· Colocando algumas gotas em produtos de beleza, xampus, óleos de massagem e loções.

· Esfregando-os nas mãos ao aplicar tratamentos de cura, como Reiki ou massagem.

· Adicionando a outras tinturas de ervas para aumentar os benefícios.

· Colocando na sua comida. (Ao fazer isso, pense em um tema, como "clareza" e, em seguida, adicione gotas de uma essência de clareza à sua comida por um período de tempo em que você precisa experimentar maior clareza.)

Na verdade, não existe uma maneira errada de usar as essências florais. Basta usar sua imaginação.


Comece a usar essências florais agora

Existem algumas marcas de essências florais de alta qualidade no mercado. Eu já trabalhei com 8 sistemas diferente, entre eles o de Bach que ainda recomendo, todavia desde que conheci o Sistema Florais de Saint Germain, me apaixonei por ele. É um sistema de resultados muito rápidos e fácil de encontrar no Brasil e em vários países. O sistema apresenta as essências em formulações estoque o que ajuda bastante. Por exemplo, se você está experimentando um sintoma físico ou emocional como insônia ou ansiedade, pode fazer uso da fórmula pronta até que possa fazer o processo terapêutico mais adequado.

Se você estiver usando essências adequadamente, provavelmente sentirá uma mudança em três ou quatro dias. Certifique-se de anotar a rapidez com que as essências funcionam e quais percepções surgem. Um frasco de uma fórmula pronta geralmente dura todo o ciclo de transformação - aproximadamente dois ou três meses, dependendo do uso.

Algumas das essências de Saint Germain mais populares aumentam a alegria, a felicidade e a liberdade, aumentam o amor-próprio e a apreciação, aumentam a energia e a vitalidade e promovem a criatividade e a inspiração destemidas. Eles também podem ajudar a aquietar sua mente, proporcionar uma sensação de paz e apoio e suavizar emoções como ciúme, insegurança, baixa autoestima.

A coisa mais maravilhosa sobre as essências florais é sua capacidade de promover a cura nos níveis emocional, mental e espiritual, o que ajuda a criar mais saúde e harmonia em seu corpo físico.

Você já usou essências florais?

Qual foi a sua experiência?



Celestina Marques Gonçalves

Especialista, pós-graduada em Terapia Floral, é uma pioneira visionária nas Práticas integrativas e complementares, atuando como Terapeuta e capacitando profissionais a mais de 30 anos.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page