top of page
  • Foto do escritorRapha-el Treinamentos

O QUE É VENTOSATERAPIA

Por Celestina Marques Gonçalves. Acesse currículo aqui.



A ventosaterapia é uma forma antiga de tratamento alternativo em que uma série de pequenos copos de vidro, bambu, acrílico, por aquecimento ou vácuo são colocadas sobre a pele para criar uma sucção local sobre uma área específica, melhorando o fluxo sanguíneo em todo o corpo.

Este aumento do fluxo sanguíneo ativa o sistema nervoso parassimpático e ajuda a tratar uma ampla gama de doenças, como febre, dor lombar crônica, falta de apetite, indigestão, sangue alto, congestão nasal, infertilidade, reabilitação de acidente vascular cerebral, cólicas menstruais entre outros.


De acordo com alguns estudos científicos, a ventosaterapia pode ajudar a reduzir significativamente a ansiedade em pacientes que sofrem de depressão ou vários tipos de problemas de saúde mental. Quando um terapeuta coloca ventosas na pele, o sistema nervoso parassimpático se engaja instantaneamente, o que, por sua vez, promove uma melhor circulação sanguínea e um relaxamento profundo dos músculos e liberação do estresse de todo o corpo.


A sucção oferecida pelas ventosas pode aumentar o fluxo sanguíneo naquela área específica da pele ou órgão onde as ventosas são colocadas. Esta circulação melhorada pode ser muito benéfica para o corpo em muitos aspectos diferentes. O fluxo sanguíneo adicional pode ajudar a aliviar a tensão muscular em certas partes do corpo, bem como desinflamar e eliminas as toxinas do sistema circulatório.

O aumento do fluxo sanguíneo permite que o sistema se livre de toxinas, remove o excesso de líquido e restaura a circulação linfática, o que, por sua vez, ajuda a se livrar de cicatrizes e estrias. Pesquisas mostram os efeitos positivos da ventosaterapia no tratamento de condições relacionadas à pele. Na China é amplamente usado nos tratamentos estéticos, facial e corporal.


Por último, mas não menos importante, como discutimos anteriormente, a ventosaterapia aciona o sistema nervoso parassimpático no corpo, o que aumenta a quantidade de fluxo sanguíneo no trato digestivo. Este aumento do fluxo sanguíneo no sistema digestivo pode ajudar a limpar os bloqueios do cólon, melhorar a digestão geral e se livrar de doenças de saúde que aumentam devido à indigestão. Então, a linha inferior é que a ventosa suave na região abdominal estimula os órgãos digestivos, o que estimula a circulação sanguínea através dos órgãos e ajuda a limpar os bloqueios para aliviar a indigestão. Para ajudar nesse processo recomendo uso o óleo de sementes de erva-doce.


O uso dos copos de ventosas nos pulmões e nas costas, pode ajudar significativamente no tratamento de asma, resfriado, bronquite e outras doenças graves, como pneumonia. A sucção das ventosas elimina a congestão no peito causada por esses problemas e a expele para fora do corpo, a fim de proporcionar alívio ao paciente que sofre de tais condições que pode até apresentar dificuldades respiratórias. Além de quebrar o excesso de líquido e expulsá-lo, a ventosaterapia também ajuda a trazer sangue rico em oxigênio para os pulmões e outros músculos respiratórios.


Celestina M. Gonçalves

Terapeuta Holística


Agendamento:

51 999596734


Curso INÉDITO de Ventosaterapia

20 e 21 de Agosto de 2022.

Informações e inscrições aqui.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page