• Rapha-el Treinamentos

REIKI – Método de Tratamento pela Energia Universal


REIKI online - Esclarecimento

Treinamento – Formação no Método Reiki


O Reiki, sob o nome de Usui Reiki Ryoho – Método de Tratamento pela Energia Universal de Usui tem um conteúdo prático e teórico e é considerado um ensino informal cujo objetivo é de capacitar e dar as condições necessárias para a prática terapêutica integrativa e complementar, visando “a melhoria dos estados físico, emocional, mental e psíquico-espiritual”.


Seu fundador, Mikao Usui, instituiu a capacitação dos praticantes por progressões através de níveis de proficiência, assim como atribuiu técnicas para o despertar da consciência, meditação, auto tratamento e tratamento a outros, diferenciadas por níveis.


O treinamento de Reiki era feito através de encontros realizados pelo menos uma vez por mês segundo alguns relatos de alunos de Mikao Usui e Chujiro Hayashi. Tem-se informações que eram realizados também encontros semanais para as práticas entre alunos. Há relatos de cursos intensivos ministrado em cinco dias seguidos devido à dificuldades de deslocamento de seus participantes e após eram realizados encontros mensais, organizados pelos seus participantes.


O método Reiki ressurgiu nos Estados Unidos da América-Havai após a segunda guerra mundial, pela Mestre Hawayo Takata. Considerando que a Sra. Hawayo vivia muito longe do continente, ela abreviou os cursos para um ou dois dias, geralmente em finais de semana, quebrando assim com a orientação de ensino tradicional.


Nos dias atuais, com o evento da comunicação digital entre continentes, também a formação encontrou soluções. Hoje encontramos três tipos de treinamentos disponíveis no mercado formativo de Reiki:


1. Formação presencial;

A formação presencial é feita exclusivamente com a participação in-loco dos praticantes.

2. Formação B-Learning (blended learning);

A formação B-Learning representa atividades presenciais e à distância (hibrido).

3. Formação à distância;

A formação à distância indica que toda a aprendizagem é feita remotamente, sem encontro dos participantes com o Mestre de Reiki.


Entendo que todos estes tipos de treinamento são válidos, todavia, cabe aqui algumas considerações importantes:

1. Todos os praticantes do método Reiki devem passar por uma sintonização realizada presencialmente pelo Mestre de Reiki, o que não acontece na formação à distância. Apesar de alguns Mestres indicarem que o fazem à distância é fundamental que esta seja uma prática presencial;

2. Para ser praticante do Reiki tem que praticar. Remotamente não se consegue ter a experiência relacional, interativa e vivencial da prática de uns com outros. Ainda que seja explicado por videoconferência, nada substitui a prática presencial.


As formações hibrido (B-Learning) ou mesmo à distância, podem ser usadas como reforço à aprendizagem presencial, complementando os ensinamentos do método Reiki, aprofundando o conhecimento com outras técnicas e saberes: relaxamento, meditação, filosofia de vida, cores e cristais, etc.


Não há nenhum problema nos treinamentos online, desde que sejam complementares aos seus saberes já adquiridos presencialmente e, principalmente, tendo a sintonização presencial.


Cabe-nos esclarecer que o método Usui Reiki Ryoho não é apenas uma atividade ou apenas mais uma formação, é um caminho de transformação pessoal que envolve Responsabilidade, Respeito e Resiliência. A interação entre Mestre e alunos é extremamente importante, assim como a interação entre alunos presencialmente, diversificando as pessoas com quem praticam, desenvolvem profundamente técnicas importantes como o byosen, o entendimento da irradiação do desequilíbrio e desarmonia.


A prática do Reiki é a “arte secreta de convidar a felicidade”, ou seja, o profundo trabalho interior para o equilíbrio da nossa mente e coração, e isso requer empenho, tempo e prática. Mestre Usui.



Celestina Marques Gonçalves

Mestre Usui Reiki Ryoho

Posts recentes

Ver tudo