Curso de quatro módulos,

condensados em um
final de semana.

Em breve nova data!

Curso ministrado por Maria da Glóra Cracco Bozza, psicóloga CRP 08/1083.

Curso realizado ao vivo, em tempo real.

Público alvo: Psicólogos, Psicopedagogos, Assistentes sociais, Arte-terapeutas, Terapeutas ocupacionais, Fonoaudiólogos, Psiquiatras, Profissionais da área de educação e de recursos humanos, e graduandos das referidas áreas.

Carga horária: 30 horas/aula.

O MÉTODO "ARGILA: ESPELHO DA AUTO EXPRESSÃO"

O ser humano se destaca neste universo pelo seu dinamismo. É de sua essência defrontar-se, no cotidiano, com situações divergentes a lhe exigir soluções. Diante disto, onde o homem deve buscar as soluções para os problemas que o afligem? 

Pode-se dizer que múltiplas e diversificadas são as fontes, cada uma procurando dar solução de acordo com a necessidade física, espiritual, mental ou emocional do sujeito.

A medida que sua estrutura psicológica não consegue suportar tais demandas, fica susceptível ao sofrimento mental, dentre outros: angústias, ansiedades, desconfortos, agitação.

Desde que sejam esses os sintomas decorrentes dos problemas que o afligem, pode ele como medida alternativa buscar na Psicologia, alívio para tais conflitos.

A Psicologia é o estudo científico do funcionamento da vida psíquica do ser humano, e tem por objetivo através da psicoterapia - tratamento que emprega métodos psicológicos - aliviar o desconforto inicial do paciente e melhorar seu funcionamento subsequente.

Existem vários métodos com pressupostos teóricos diferentes, porém todos eles visam o mesmo fim: obter o bem estar daquele que sofre. Cada método utiliza-se de recursos, técnicas, para conseguir com o indivíduo, os melhores resultados.

A argila, é uma das técnicas que os terapeutas vêm utilizando há anos. Dada sua flexibilidade e maleabilidade é empregada nas terapias com o objetivo de facilitar o rompimento da armadura protetora que impede os indivíduos de se aproximarem de seus sentimentos, bem como na busca de soluções do que se almeja.

Por ser a argila símbolo de nascimento, de vida e de morte, característica que a leva a superar qualquer material modelável, facilita a espontaneidade e a verbalização dos sujeitos. Pelo contato e pressão da mão, ela se modela, de maneira reversível ao toque de quem a manipula, pelo rápido desencadear de uma resposta emotiva, que ficará registrada na escultura, como o resultado e a representação de toda uma vivência.

Apesar da aplicação da técnica de argila ser antiga, aparece hoje conjugando um método totalmente revolucionário e renovador, que auxilia o profissional a atingir de forma mais rápida os conflitos dos sujeitos e, por via de consequência, alivia-os das ansiedades, que tanto os afligem.

A Psicóloga MARIA DA GLÓRIA CRACCO BOZZA, sempre preocupada em buscar maneiras de auxiliar os indivíduos com suas problemáticas, e pensando se poderia existir outra forma além das já existentes, que facilitaria a expressão e compreensão dos mesmos, passa a utilizar-se da modelagem em argila desde meados de 1982.

A aplicação constante deste recurso, no qual o sujeito em contato com a argila pode extravasar seus sentimentos, percepções e ansiedades, possibilitando formar imagens, esculturas representativas de seu processo de aprendizagem e que, tem um sentido à medida que ele puder falar a respeito de sua produção com esse material, passou então a instrumentalizar o método "ARGILA: ESPELHO DA AUTO-EXPRESSÃO".

Portanto, dar forma à argila, elaborando esculturas representativas, simbólicas do conflito emergente é a tônica do método "Argila: Espelho da Auto Expressão", o que o diferencia da técnica tradicional da sua aplicação.

Através das criações em argila, o profissional passa a explorar de forma concreta as problemáticas dos indivíduos, que representam a manifestação dos pensamentos, sentimentos, conflitos, ansiedades, questionamentos, baixa estima dos mesmos. Esta auto expressão das dificuldades iminentes favorece o seu auxílio emergente, tanto no processo de avaliação como no terapêutico.. 

Pode-se afirmar que a técnica não é nova, mas o método é revolucionário. 

Sua aplicabilidade não se restringe a nenhuma abordagem teórica e ou a área clínica, podendo ser empregada também na área escolar, hospitalar, organizacional, nos trabalhos de recrutamento, seleção e treinamento.

objetivos do curso

Módulo I - Básico

Curso teórico-vivencial que ensina as diferentes formas de aplicação do método, o qual utiliza a argila como recurso para a produção de esculturas e/ou esculturas pré-confeccionadas (Kits), possibilitando pelo concreto a representação simbólica dos conflitos e a melhor compreensão dos mesmos. Aborda o significado de componentes expressivos de tais imagens, suas cores, as formas pela tridimensionalidade, permitindo assim o entendimento do padrão de funcionamento relacional do indivíduo para a ação.

Módulo II - O resgate da Autoestima

Ensina de forma simples, objetiva e funcional a compreensão dos aspectos emocionais, físicos e cognitivos envolvidos no desenvolvimento da autoestima. Facilita ao profissional o entendimento do grau de dependência, indiferenciação, desvalorização e despotencialização do sujeito. A identificação desses aspectos vividos nas relações com outras pessoas podem ser concretizados, representados e visualizados na utilização das esculturas humanas.

progRamação:

Módulo I - Básico

22/01 (sexta-feira) das 08:00 às 17:30

Módulo II - O resgate da Autoestima

22/01 (sexta-feira) das 17:30 às 21:00

23/01 (sábado) das 08:00 às 12:00

Módulo III - Acolhendo a Criança Interior

23/01 (sábado) das 13:30 às 20:00

Módulo IV - Argila em Movimento

24/01 (domingo) das 08:00 às 13:00

Módulo III - Acolhendo a Criança Interior

Este curso objetiva pelos recursos do método o aprendizado da montagem de cenas com as esculturas humanas (adultos e crianças), para o reconhecimento dos aspectos não amadurecidos do sujeito, resultantes de seu desenvolvimento. Por meio das montagens, o profissional facilita ao sujeito que visualize as situações traumáticas e, por seus aspectos amadurecidos, tenha a chance de entender e acolher a sua criança interior, bem como re-historiar sua vida, evoluindo para um EU mais integrado e autônomo.

Módulo IV - Argila em Movimento

O módulo 4, Argila em Movimento, vulgo a gosma, tem também o formato teórico-prático sendo uma continuidade da metodologia da argila com o trabalho com a massa gelatinosa. É uma forma fácil e prática de concretizar e compreender o padrão de funcionamento do sujeito para a ação. Revelando com muita nitidez pelo movimento da massa gelatinosa sobre a montagem das cenas da criança interior, das esculturas metafóricas em argila, onde e como permanece estagnado nas infinitas questões de sua vida. Também será ensinado como levar o sujeito a praticar e a vivenciar no setting terapêutico um novo comportamento, visando a saída deste estado de paralisação, ou seja, deste viver com a gosma e que puxa para um existir indiferenciado e preso ao padrão.

O INVESTIMENTO INCLUI: 

  • Materiais de apoio para as práticas: 4 apostilas, 2 baralhos kit-01 e 02 pacote de argila, pincel, caixa de tinta guache, DVD institucional, 2 kits figurinhas (kit 01 e 02), escultura inteira e retaliada para a prática da autoestima, 10 figuras de E.V.A para a prática da criança interior, 2 esculturas de crianças, 5 potes vazios e um com massa gelatinosa para a prática da Argila em Movimento, figurinhas autoadesivas.

  • Certificado.

PARA SABER MAIS

sOBRE A FACILITADORA

Maria da Graça Cracco Bozza, psicóloga, CRP 08/1083

 

  • Graduada pela Universidade Católica do Paraná - 1981.

  • Psicóloga Clinica, atuou na Imago Psiquiatria e Psicologia Clínica Ltda. de 1982 à 03/2002 e na Estímulo Clínica Multidisciplinar, de 1988 à 2000. Atua desde 01/04/2002 em sua  sede própria "ARGILA: ESPELHO DA AUTO-EXPRESSÃO.

  • Especialização em: Psicologia Clínica e Psicoterapia da Infância, pelo GEPPPI (prof. Oswaldo Dante Milton Di Loreto - 1984); Terapia Familiar Sistêmica, pelo Núcleo de Psicologia Clínica (prof. Tereza Cristina F. B. Paulus - 1989).

  • Mestre pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Psicologia Clínica: Concentração em Psicanálise, com a dissertação: "Argila: Espelho da Auto Expressão, um método para a manifestação do inconsciente".

  • Professora e Supervisora do curso de Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná, de 1986 à 2000.

  • Supervisora do Núcleo de Psicologia Clínica da Universidade Tuiuti do Paraná em 2000.

  • Pesquisadora pela Universidade Tuiuti do Paraná, no projeto "Avaliação e Intervenção Interdisciplinar" de 1995 à 2000.

  • Professora dos cursos "Argila: Espelho da Auto Expressão", módulo I básico desde 1995, módulo II sobre autoestima desde 2002 e módulo III sobre a Criança Interior desde 2005.

  • Autora do artigo "Argila: Espelho da Auto Expressão", na revista "Tuiuti: Ciência e Cultura", nº 2, 1994, Curitiba - Pr.

  • Autora do artigo "Argila: Espelho da Auto Expressão" na revista "Arte-Terapia: Reflexões", ano IV, nº 3, 99/2000, São Paulo-SP.

  • Autora do artigo "A Autoestima Trabalhada no Método 'Argila: Espelho da Auto Expressão'" na revista Contato, ano 22 - nº 110, set/out - 2001 CRP - 08, Curitiba-Pr.

  • Autora dos Kits "Argila: Espelho da Auto Expressão": Kit 01 lançado em 08/1997, Kits  02 e 03 lançados em 08/2002, sendo este último focado no trabalho de autoestima desenvolvido com a modelagem em argila em prática clínica desde 1998, e o Kit 04 lançado em 07/2006 focando o trabalho da criança interior desenvolvido com a modelagem em argila na prática clínica e com grupos na área escolar e organizacional desde 2002. Cada Kit possui um manual explicativo e ilustrado.

  • Autora do livro "Argila: Espelho da Auto Expressão, um método para
    a manifestação do inconsciente", lançado em 21/03/2002 em Curitiba-Pr.

  • Autora do kit 05 lançado em 2017 sobre transtornos obsessivos compulsivos.

INVESTIMENTO
À vista: R$ 1.215 (10% de desconto)

Inscrição* de R$ 146 via deposito/transferência ou pagseguro + R$ 1.069 (diretamente com o professor, via depósito)

À prazo: R$ 1.350

Inscrição* de R$ 146 + R$ 1.204 em até 6x através de pagamento online (diretamente com o professor, através de link para pagamento).

INSCRIÇÃO

Para realizar a sua inscrição, siga o passo-a-passo abaixo.

1º PASSO - Preencha a ficha de Inscrição aqui​.

 

2º PASSO  - Para garantir a sua vaga, realize o pagamento do valor da inscrição (R$ 146) abaixo:

Pagamento Online

PAGSEGURO

CLIQUE AQUI

OU

Transferência | Depósito

Banco: 341 - Itaú-Unibanco

Agência: 1614

Conta: 01434-6

Raphael Treinamentos

CNPJ: 05.448.902/0001-09

OBS: A reserva da vaga se dá SOMENTE mediante o preenchimento da ficha de inscrição (passo 1) e envio do comprovante de pagamento do valor de inscrição (passo 2).

3º PASSO - Após realizar o pagamento, envie o comprovante do depósito/transferência ou o

comprovante do pagamento online para contato.raphael@terra.com.br ou (51)

98616.6985 (Whatsapp).

4º PASSO - Agora basta aguardar o contato do professor para realizar o acerto do restante do valor, organizar o recebimento dos materiais e mais informações sobre o curso.