PSICOLOGIA:

PSICOTERAPIA

 

 

 

Psicoterapia (do grego: psykhē = mente + therapeuein = curar) é uma técnica de tratamento de problemas psicológicos, visando restabelecer o funcionamento psíquico ótimo do paciente e permitindo que ele compreenda as causas do que lhe aflige, para encontrar recursos psíquicos para lidar com as dificuldades, redefinir traços de personalidade e solucionar problemas pontuais e questões de cunho existencial mais geral.

O termo psicoterapia cobre um espectro muito amplo de campos de abrangência e de modalidades técnicas (psicoterapia individual, de casal, de grupo, psicoterapia breve, psicoterapia de crise, psicoterapia psicanalítica, psicoterapia comportamental-cognitiva e muitas outras). 

Da psicoterapia deve-se diferenciar tanto uma boa relação médico/terapeuta-paciente como um diálogo exortativo que seja edificante e reconfortante. Ainda que essas coisas possam ter um papel útil e uma grande significação na melhoria dos pacientes, têm efeitos menos específicos que a psicoterapia em si.

Chamada às vezes de “cura pela fala”, a psicoterapia se baseia no diálogo entre o paciente e um profissional, tradicionalmente um psiquiatra ou psicólogo preparado para essa função. Na linguagem usual costuma-se chamar de psicoterapia toda tentativa de resolver problemas por meio de conversa. A psicoterapia, porém, é um diálogo especial, com regras específicas, em que o bom senso não é um ingrediente suficiente.

Existem vários tipos de psicoterapia, cada qual com formas e métodos próprios, mas que, na média, possuem algumas características em comum.

Como se processa a psicoterapia?

Em geral a psicoterapia se processa em encontros regulares entre o terapeuta e o cliente, quase sempre uma vez por semana, com duração de cerca de 50 minutos cada sessão. De início deve ser feito um diagnóstico consensual do problema a ser enfrentado, que pode ou não comportar testagem psicológica, o qual pode sofrer modificações ao longo do processo.

Em seguida deve ser estabelecido um contrato verbal de trabalho em que fiquem explicitadas as condições em que o tratamento decorrerá: dias, horários, papeis do terapeuta e do paciente, honorários, admissão ou não de outras pessoas, etc. O desenvolvimento do trabalho psicoterapêutico propriamente obedece as linhas teóricas a que cada profissional esteja filiado e segue certas regras procedimentais gerais.

Quais são as indicações básicas da psicoterapia?

A psicoterapia é indicada para tratar problemas psicológicos que não tenham uma causação orgânica ostensiva, como depressões reacionais, ansiedade, comportamentos neuróticos e dificuldades de relacionamento, entre outros problemas de saúde mental. Mesmo pessoas tidas como “normais” podem se beneficiar de uma psicoterapia ao ampliar o autoconhecimento e adquirir novos parâmetros de pensamento.

Quais são as regras básicas da psicoterapia?

Para o sucesso da terapia é muito importante que o processo se dê por vontade do paciente e não de pessoas relacionadas a ele ou do terapeuta. 

Quanto dura uma psicoterapia?

A duração de uma psicoterapia é muito variável em função de fatores imponderáveis, como o grau de dificuldades do paciente em fazer mudanças, a severidade das questões a serem abordadas, as técnicas utilizadas, etc. Tudo que se pode dizer é que em geral a psicoterapia é um processo longo. Não é como tomar um antibiótico, em que os resultados já são notórios na semana seguinte.

O término de uma psicoterapia deve ser decidido em comum acordo entre o cliente e o profissional. O psicoterapeuta não deve insistir na continuidade do tratamento se o paciente demonstra uma decidida vontade de encerrá-lo, nem deve interrompê-lo por um ato de vontade unilateral. É essencial que o processo transcorra por vontade do paciente e não do terapeuta, caso em que ele não perdura e não é efetivo.

Rapha-el Centro de Estudos e Treinamentos Ltda.

Rua Roque Calage, 924  |  Passo D´Areia  |  Porto Alegre - RS

+55 (51) 3343.9023  |  +55 (51) 98616.6985 

contato@escolaraphael.com.br

© 2020 por Verônica Tavaniello.  Todos os direitos reservados a Rapha-el Centro de Estudos e Treinamentos Ltda.